#1 – Não é magia. É 3D

É verdade que já é possível imprimir órgãos humanos com uma impressora 3D? Qual é o material utilizado e como isso é possível?

Apesar de já ser possível imprimir órgãos humanos em uma impressora 3D, ainda deve demorar um tempo para que essa tecnologia chegue aos laboratórios e hospitais da mesma forma que aparece nos filmes. Atualmente, a aplicação biomédica da tecnologia de impressão 3D é voltada para a fabricação de tecidos da pele e cartilagens, usados para testar novos medicamentos e cosméticos.

A forma como isso funciona é semelhante ao modo como uma impressora 3D normal trabalha. A diferença está na matéria-prima que, em vez de ser um filamento plástico, é uma mistura de células-tronco com células de algum órgão específico, como um rim, por exemplo.

Cientistas da Universidade da Pensilvânia desenvolveram um sistema capaz de imprimir vasos sanguíneos. A tecnologia deles é muito inteligente: a impressora cria “guias” com açúcar, que é estabilizado com um polímero especial. Depois disso, uma série de células é depositada sobre esses trilhos de açúcar, transformando os tubos em um tecido vivo.

Em 2016 cientistas chineses do Centro de Pesquisa de Medicina Regenerativa do Hospital West China, na Universidade de Sichuan, anunciaram um verdadeiro marco no que toca à biotecnologia com células-tronco: a implementação de vasos sanguíneos 3D em macacos foi capaz de promover uma regeneração no tecido vascular. Ou seja, os tecidos 3D implantados se uniram aos originais e cresceram juntos de maneira regular.

Outra técnica que está sendo aprimorada no Japão é a fabricação de biotintas e enzimas naturais para a junção das células. Isso vai permitir a impressão 3D de estruturas biológicas mais complexas usando vários tipos de células diferentes.

Tudo ainda está em fase de teste, mas é  certo que muitas pessoas ao redor do mundo todo já estão pesquisando maneiras de viabilizar a fabricação de órgãos, com a finalidade de salvar milhares de vidas que estão atualmente nas filas de transplante ou na fila de doação de órgãos.

Fonte da imagem: Impressão em 3D na medicina.

Vídeo relacionado:

https://www.youtube.com/watch?v=Kef29bIXI6c

Fontes: Tecno Mundo, Tecno Blog, Exame, Euro News

 

Luísa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *