#2 – Não é magia. É 3D

Será possível imprimir casas inteiras em 3d?

Casas impressas em 3d é uma realidade já presente 

Já há inúmeras iniciativas no mundo todo para o desenvolvimento de impressoras grandes o suficiente para a construção de casas, baseando-se no mesmo processo das impressoras de mesa, mas utilizando materiais diferentes como fibras de madeira, metal, cimento e outros.

Em 2017 a companhia de impressão em 3D Apis Cor usou toda sua tecnologia para imprimir uma casa inteira em 24 horas com um custo em torno de US$ 10 mil (equivalente a R$ 31 mil) . A vantagem desses equipamentos é a construção em alta velocidade, sustentabilidade e eficiência.

A Apis Cor afirma ainda que, graças à mistura de concreto utilizada no projeto, o imóvel tem uma expectativa de vida de cerca de 175 anos. Como se isso não bastasse, a companhia quis provar que esse tipo de projeto pode ser levado até mesmo para locais com temperaturas mais extremas e fez a construção de sua casa de testes sob o ar congelante da cidade de Moscou, na Rússia.

É importante compreender que houve trabalho humano na operação para fazer todo o acabamento, como colocar as janelas, pintar a casa e pôr o piso. Outro método para construção de casas mais complexas é o que a empresa chinesa WinSun New Materials realiza desde 2016. A construção se baseia em imprimir camadas com um material composto de cimento e fibra de vidro. Posteriormente juntam suas partes com  vergalhões de aço e modelam tanto casas como prédios.

Aqui no Brasil a startup Urban 3D também está comprometida a utilizar a tecnologia de impressão 3D para a construção civil com a finalidade de erguer habitações mais sustentáveis e mais baratas nas diversas cidades brasileiras. A empresa entende que é imprescindível aliar as novas tecnologias para otimizar o processo de construção podendo auxiliar no desenvolvimento de mais moradias em um país que sofre com conflitos territoriais.

O interessante é que essa tecnologia possibilita a reciclagem de restos de cimentos  e outros materiais deixados na construção de casas tradicionais. Imagina ter sua casa feita em 24 horas por uma impressão 3D gigante de maneira sustentável, economizando recursos e dinheiro. Isso não está tão longe de acontecer.  

casa-impressa-3d-arquitetura

Fonte da imagem: Casa impressa em 3D. em 24h Apis Cor.

Vídeo relacionado:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=xktwDfasPGQ

Fontes: Exame, TecnoBlog, Tecmundo.
 

Luísa

Agência de publicidade e propaganda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *