#1 – Materialize sua ideia

Uma entrevista especial com J.J Alves para mostrar como você pode materializar sua ideia com a impressão 3D

A tecnologia da impressão 3D vem criando oportunidades únicas para inúmeros segmentos do mercado. Com a finalidade de exemplificar melhor isso aos nossos internautas de plantão, a Cammada entrevistou José Alves, numa troca de mensagens por e-mail, que está utilizando a impressão 3D para constituir seu mais novo projeto de boardgame (jogo de tabuleiro) denominado “Hamelin: O incrível mundo do buraco de rato”.

Segue abaixo a entrevista completa:

  • Quem é José Alves?

Um sonhador que acredita que a imaginação é o remédio para muitas dores. Moro atualmente em Belém do Pará. Sou administrador e Escritor. Sou esperançoso quanto a vida e acredito que paz e a empatia precisam ser cultivados.

  • Hamelin é o nome do seu jogo. Por quê desse nome?

Hamelin: O incrível mundo do buraco de rato.

O nome Hamelin refere-se a um conto antigo chamado “O flautista de Hamelin” que reescrito pelos irmãos Grimm. O conto narra acontecimentos no mínimo peculiares de uma cidade infestada por ratos. Os governantes do local decidem contratar uma famoso flautista que diz que com sua flauta consegue encantar qualquer um. A ideia dos governantes é que o Flautista encante os ratos e os tire da cidade. Ao final a recompensa prometida pelos governantes não é paga. Um das variações deste conto em que vou me ater, é que, o Flautista por não ter sido pago e humilhado, retorna com todos os ratos para a cidade.

A escolha por um tema como esse é pela fascinação que a história possui de trabalhar as morais presentes na história e como as pessoas reagem diante de fatos não tão incomuns assim.

 

  • Qual é a história do jogo?

Conta uma lenda antiga que um conhecido gigante teria controlado todos em Hamelin por meio de uma flauta encantada.

Os ratos viviam amedrontados e receosos devido a esse tormento, até que um ratinho resolveu se rebelar contra o terrível algoz. Organizou, então, um pequeno exército e marchou contra o gigante, a fim de derrotá-lo. Mas o combate não foi necessário, pois o rato aproveitou que o gigante estava dormindo e furtou sua flauta encantada. Sem o artefato do poder, o gigante foi expulso para além dos domínios de Hamelin.

O rato assumiu o controle da cidade dos ratos e de todas as outras criaturas que ali habitavam, entre elas os gatos que ciumentos e muito astutos, viam o rato como inimigo e almejavam derrotá-lo. O rato, então, recebeu o título de Grande Rato e passou a comandar, recluso, todo o mundo do buraco de rato e suas infindáveis regiões.

O Grande Rato nomeou poderosos chefes de Estado para governar, influenciar o povo e abafar qualquer resistência. Os anos se passaram e o Grande Rato desapareceu, mas seu nome persistia e era sussurrado pelos becos de Hamelin. Aos poucos, o Grande Rato tornou-se uma lenda, um mito.

Heróis levantam-se contra o regime do Grande Rato e buscam desestabilizar o sistema, a fim de devolver o poder ao povo. Esses heróis são conhecidos como Paladinos. Eles são uma força de resistência à opressão. Nas ruas, sua presença é frequente e, aliados a outras raças, que compartilham com eles da mesma ideia, procuram desafiar as forças do Grande Rato. Mas eles sabem, as paredes têm ouvidos e todo cuidado é pouco.

  • Quem são os personagens do jogo?

São variados os personagens e alguns ainda estão sendo criados. Mas vamos para alguns protagonistas:

Ratáro é um engenheiro brilhante e muito criativo. Dirigir quaisquer veículos para este rato, torna-se uma tarefa fácil, além de desarmar qualquer artefato que possa mandar tudo pelos ares.

Ratina é uma policial exemplar da corporação ‘Faro’. Desde jovem seu maior desejo era tornar esse mundo um local melhor para viver. Ela faz parte de uma geração que não se permite implantes biônicos e outras tecnologias para aumentar suas capacidades.

Ralice é uma famosa espiã e assassina. Ela era uma das Chefes de Estado do Grande Rato, mas despertou para o inevitável e percebeu que o sistema era cruel com os mais fracos. Numa ocasião, sua irmã foi levada por Drakon, uma cobra executiva cheia de veneno, para uma prisão eterna, uma prisão para a mente. Após esse episódio, Ralice jurou vingança e prometeu resgatar a irmã e lutar contra toda opressão do regime do Grande Rato.

Rói J é um caçador de recompensas. Um ex-policial da corporação de elite, conhecida como ‘Faro’. Um evento controverso o fez deixar a corporação. Mas uma vez ‘Faro, sempre Faro’, e ele permanece usando o uniforme, mesmo realizando operações à margem da lei.

O Rato de Esgoto foi abandonado para morrer no esgoto, este rato cresceu em meio a diversidade e violência do submundo e Hamelin. Suas habilidades foram forjadas nos ambientes úmidos e pútridos dos esgotos.

Grande Rato é o próprio sistema do jogo. É ele quem comanda as hordas de vilões para abafar a resistência dos Paladinos. Ele não aparece no jogo é uma referência de comando que favorece as teorias conspiratórias. O personagem foi criado baseado no personagem Big Brother no romance 1984 do escritor George Orwell.

Existem mais de 25 personagens criados, entre Paladinos(jogadores), vilões secundários e Boss.

  • A jogabilidade desenvolvida?

Cooperativo, Jogo em Equipe, Rolagem de Dados e Seleção de Cartas.

  • Por que a escolha de desenvolver as peças com a impressão 3D?

Creio que o apelo deste produto requer miniaturas. A escolha pela impressão 3D é uma forma de promover o jogo para o mercado. Há outras alternativas que estão sendo estudadas, mas o fato de usar a tecnologia me permite experimentar certas nuanças do projeto antes de dá-lo como finalizado.

  • Onde você conheceu a Cammada?

Através da Internet. Fiz uma intensa pesquisa através de notícias. Relacionei as informações com os sites que estavam publicando as notícias, procurei saber quem estava por trás do empreendimento para só então começar a parceria do serviço.
Minha intenção é desenvolver mais produtos relacionados a impressão 3D para outros jogos. Estou com uma ideia de trabalhar encaixes para os personagens, uma ideia que pode agregar mais valor ao produto.

Como será feito sua comercialização ?

Ele será comercializado, mas não tenho meta ainda proposta, esse não é o momento de estabelecer pontos para o lançamento. O mercado é complexo e adiantar algo sem o devido planejado pode causar o fracasso do projeto. Além disso, o mercado nacional é extremamente.

Sobre como será a comercialização, os modelos são os seguintes:

1 – Parceria com uma editora;

2 – Financiamento coletivo;

3 – Pré-venda pelo site do jogo;

Segue aqui os endereços de informações sobre o jogo:

https://ludopedia.com.br/jogo/hamelin-o-incrivel-mundo-do-buraco-de-rato

www.jjalves.com.br

https://www.facebook.com/jogodetabuleirohamelin/

 

 

Luísa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *