#1 Protótipos impressos em 3d

As vantagens do protótipo impresso em 3d

Saiba a forma mais rápida e econômica de experimentar um projeto

Seja qual for o produto que sua empresa pretende desenvolver, criar um protótipo é crucial para o processo de design. Ao criar um protótipo, é possível simular uma versão “teste” do produto ou projeto e verificar quais os aspectos que valem a pena desenvolver de fato e quais partes precisam ser revisadas ou descartadas. Nesse processo, você pode acabar encontrando falhas que você ainda não havia notado ou sequer pensado.

Além disso, criar um protótipo permitirá que a equipe de desenvolvimento não somente avalie, mas também teste o produto antes de entrar em produção total e apresentar ao seu cliente.

É mais fácil aprendermos o conceito da ideia analisando modelos reais do que imaginários. Portanto, as prototipagens impressas em 3D promovem uma avaliação mais eficiente junto com o seu cliente antes de serem futuramente desenvolvidos, pois com o protótipo em mãos é possível avaliar, tocar e visualizar melhor cada detalhe, tornando assim uma melhor experiência e comunicação com o projeto a fim de guiar decisões.

prototipo-design-3d-cadeira

Protótipo de cadeira 3d, design Gemma Bernal, tecnologia impressa Polyjet. Fonte Diário Design.

prototipo-design-3d-objeto

Acabamento cromado, aplicado a um protótipo de torneira impresso em 3D, com tecnologia Object, material verowhite. Fonte Diário Design.

Quais as vantagens da prototipagem?

  • Baixa demanda de tempo para desenvolvimento e consequentemente, baixo custo
  • Facilita a visualização do produto para o cliente desde a fase inicial
  • Possibilita receber o feedback do cliente em tempo ágil
  • Facilita o levantamento de requisitos e funcionalidades
  • Possibilita estimar de forma mais precisa a complexidade e tempo de desenvolvimento
  • Possibilita a realização de testes interativos
  • Reduz os esforços de desenvolvimento
prototipo-design-3d-orgao-medicina

Protótipo de um coração artificial impresso em 3D. Fonte Engadget.

Conclusão

“É mais barato alterar um produto na sua fase inicial do que fazer alterações em um produto acabado. Estima-se que seja 100x (cem vezes) mais barato efetuar alterações antes de se começar a programar do que esperar que todo o desenvolvimento tenha sido efetuado.” Jakob Nielsen, 2013.

O objetivo da prototipagem impressa em 3d é testar cada funcionalidade de nosso produto antes de colocá-lo em produção e, assim, aumentar consideravelmente as chances de sucesso, otimizando tempo e reduzindo o esforço de desenvolvimento. Neste sentido, protótipos são necessários para trazer mais agilidade e assertividade nos processos de desenvolvimento.

Projetistas, designers, pesquisas científicas, escritórios de engenharia e de arquitetura, escolas técnicas ou estúdios, não se arrisquem! O importante é prototipar.

Ficou alguma dúvida? Converse com a equipe da CAMMADA!

 

Luísa

Agência de publicidade e propaganda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *