#2 Protótipos impressos em 3d

Modelos geniais de protótipos impressos em 3d

A tecnologia traz grande promessa para prototipagens

Antes da impressão 3D, os protótipos envolviam altos custos e quase eram tratados como se fossem um projeto, perdendo muito tempo com ajustes e revisões. Agora diversos protótipos impressos em 3D permitem uma fabricação muito mais rápida e que as decisões sejam tomadas em curto período de tempo, com baixo investimento

A adoção da impressão 3D em meios industriais está causando grande impacto nos processos produtivos de vários empreendimentos. Rotinas internas passaram a ser mais eficazes, a criação de protótipos mais econômica, e os modelos de negócios mais inovadores. A seguir, separamos alguns modelos geniais prototipagem para você se inspirar e tirar a sua ideia do papel.

Joias

No desenvolvimento e fabricação de joias, ter um protótipo é importante para saber se a peça planejada funciona, se o resultado ficou dentro do esperado e, também, para nortear o desenvolvimento das peças em grande volume, aprimorando todo o processo.

joia-prototipos-impressos-3d-moda

Fonte Jewels

joia-prototipos-impressos-3d-moda

Fonte 3Devas

Fone de ouvido

A prototipagem e o desenvolvimento desse fone de ouvido foi totalmente feita numa impressora 3D. O primeiro produto que a Print+ desenvolveu é um fone de ouvido inovador. Ele pode ser montado sem precisar usar solda, cola ou parafuso.

fone-ouvido-objeto-prototipos-impressos-3d

Fonte Print+

Arquitetura

As impressoras 3D ajudam a aprimorar a produção de modelos arquitetônicos com estruturas mais detalhadas e complexas. Maquetes e projetos podem ser produzidas em pouco tempo.

casa-prototipos-impressos-3d

Fonte Hometeka

casa-prototipos-impressos-3d

Fonte Fluxo Consultoria

Medicina

Os avanços no campo da medicina tem sido feita com materiais biocompatíveis. As peças podem estar em contato com alimentos ou tecidos humanos e até mesmo serem implantadas no corpo sem riscos.

#Ossos

Impressão de protótipos de ossos em 3D já é a usada na Escócia tornando as cirurgias ósseas muito mais precisas. Uma produção artesanal de protótipos dessa bacia, por exemplo, levava semanas e não saía por menos de US$ 3,9 mil. Agora, demora 12 horas e custa US$ 570. Moral da história: ficou mais rápido e mais acessível tratar o paciente.

medicina-prototipos-impressos-3d

Protótipo de uma bacia impresso em 3D. Fonte Revista Galileu

medicina-prototipos-impressos-3d

Médico chinês Liu Zhongjun mostra uma vértebra produzida com impressora 3D, que foi implantada em um paciente de 12 anos com câncer nos ossos. Fonte Banco da Saúde

#Planejamento cirúrgico

Réplicas do rosto de pacientes feitas com impressoras 3D ajudam a planejar cirurgias de reconstituição da face. Estas próteses ajudam a orientar os cirurgiões e a realizar incisões no local exato, diminuindo os riscos de erros.

rosto-medicina-prototipos-impressos-3d

Fonte Mariana Paschoal/ VEJA

#Órgãos

Para o futuro, a grande promessa são órgãos humanos impressos em 3D com células do próprio paciente, chamado de biomaterial. Nos EUA já foi impresso protótipos de tecido do fígado que reproduzem a composição e arquitetura natural. O objetivo destes testes é salvar a vida de pessoas que estão na lista de espera por um transplante – no Brasil, mais de 42 mil indivíduos esperam por um órgão – a bioimpressão também pouparia a vida de milhares de animais que são usados para testes de produtos.

medicina-orgao-prototipos-impressos-3d

Fonte Dino

medicina-orgao-prototipos-impressos-3d

Fonte Wake Forest Baptist Medical Center

#Odontologia

Outro segmento que vem sendo impactado pelas impressoras 3D são os consultórios odontológicos. São muitos os profissionais que já usam protótipos  impressos em 3D para a simulação da mordida, diminuindo as chances de erro e retrabalho.

odontologia-medicina-prototipos-impressos-3d

Fonte Dental Diagnóstico

Rodovia

Os primeiros a utilizar a tecnologia 3d na fabricação de peças, ferramentas e protótipos foram as indústrias automotiva ou aeronáutica.

#1 Peças para caminhão e ônibus

A MAN Latin America trabalha para a produção de cerca de 250 peças  de protótipos impressos em 3d ao ano. A fabricante de caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, também passou a recorrer à tecnologia para produzir itens de maior complexidade e ainda moldes para outras peças. Conseguimos uma redução de mais ou menos 80% no custo de elaboração dos componentes 

rodovia-peca-prototipos-impressos-3d

Fonte Rodovia Brasil

#2 Peças para carro

Já a Ford é uma das pioneiras no uso da impressão 3D e comemorou a produção 500.000 de peças de protótipos com essa técnica. A marca usa a impressão 3D para produzir rapidamente peças de protótipos, encurtando em meses o tempo de desenvolvimento de componentes usados em todos os veículos, como cabeçotes, coletores de admissão e entradas de ar.

carro-prototipos-impressos-3d

Fonte Folha Vitória

carro-prototipos-impressos-3d

Fonte Ilterriorm

Design assento

Este protótipo serve para testar o que foi desenhado e detectar problemas de equilíbrio, por exemplo. Atualmente muitas escolas de design e arquitetura já utilizam esta tecnologia para prototipar uma ideia ou projeto, ao invés de utilizar o papel e caneta e acabar deixando no esquecimento alguns projetos.

cadeira-prototipos-impressos-3d

Fonte Stratasys

cadeira-prototipos-impressos-3d

Fonte Vila Bacana

Já a designer Lilian Van Daal, utilizou a impressão 3d para testar seu protótipo de assento para estofados, com bases macias e confortáveis.  Ela quer que o produto final seja produzido totalmente em uma impressora 3D.

cadeira-prototipos-impressos-3d

Fonte Trend Movel

Moda

Combinar diferentes tipos de tecidos com a impressão 3D, substituir o tecido pelo plástico flexível, ou montar uma malha em pequenos fragmentos articulados é uma forma de explorar novas facetas na moda e propor uma nova visão no setor têxtil. O objetivo é oferecer um produto personalizável e fabricar de acordo com a demanda, diminuindo o desperdício e ajudando o planeta.

moda-prototipos-impressos-3d

Fonte CiaIndumentaria

moda-prototipos-impressos-3d

Fonte LwtSistemas

Tecnologia da Informação

Ferramentas, acessórios para máquinas-ferramenta e ferramentas manuais também usam a modernidade da impressão 3D para seus protótipos. Vale ressaltar aqui que essas placas não tem como objetivo substituir as PCBs fabricadas em massa, e sim servir como ferramenta de prototipagem que pode ajudar a chegar no resultado final mais rápido.

informatica-prototipos-impressos-3d

Fonte Gengscann Automação

informatica-prototipos-impressos-3d

Fonte Kickstarter informatica-prototipo-impressora-3d

Gastronomia

E se na hora de comprar cartuchos novos para a impressora você pedisse sabores em vez de cores? A impressão 3D se aproxima da cozinha e já está em teste o desenvolvimento de um protótipo de impressora capaz de criar comida.

gastronomia-prototipos-impressos-3d

Fonte Science Daily

E ai, curtiu?

Em resumo, podemos dizer que se você se considera uma pessoa criativa, tem gosto por aprender coisas novas e está sempre querendo criar, a impressão 3D é tiro certeiro para você materializar logo a sua ideia.

Use e abuse da Cammada e imprima seu protótipo com a gente!

 

Luísa

Agência de publicidade e propaganda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *